Saiba qual é o pneu certo

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                QUAL O PNEU CERTO?

                                                                                Por: Aurélio Niero Neto

                                                           

                INTRODUÇÃO

Existem muitas marcas de pneu e roda disponíveis no mercado, você deverá escolher de acordo com o uso que fará do seu auto RC.

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É muito comum os carros serem vendidos com pneu do tipo No.3 Narrow com largura de 26 mm, também é muito comum vir como acessório o pneu tipo No.4, Wide com largura de 28 a 30 mm, que é um pneu mais largo, pesado, duro e também de grande durabilidade. É indicado para uso esporte e não para corrida. Por ser um pneu de grande durabilidade possui características que não atendem às exigências de uma corrida.

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O pneu No.2 MidNarrow, já é um tipo mais direcionado para competição, são produzidos com varias composições na sua borracha devendo ser escolhido de acordo com a corrida, pista, calor, etc.. Este é do tipo macio, de grande aderência porém de curta duração, mas proporcionam bons resultados nas corridas.

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O No.1 Super Narrow tem largura de 22mm, é um pneu bem leve e com uma composição que o faz ser bem macio.

Uma outra característica é que você poderá escolher um pneu do tipo cinturado ou não. Assim como no automóvel real onde, o pneu cinturado possui uma cinta de aço, o cinturado para RC também possue uma cinta, só que esta não é de aço mas de nylon.


A cinta faz com que o pneu não estufe principalmente na arrancada e também nas curvas, ou seja, o pneu fica sempre com as mesmas medidas enquanto está em movimento.

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     Nunca devemos utilizar um jogo de pneu com cinta na frente e sem cinta atrás, devemos optar por serem todos com cinta ou sem cinta ou ainda com cinta só na traseira, nunca utilize o pneu cinturado somente na frente. O carro com os 4 pneus cinturado fica mais estável.

Você pode usar pneu do tipo Narrow na traseira Super Narrow na dianteira mas todos com ou sem cinta. Temos no mercado várias boas marcas de pneu tais como: Yokomo / Kawada / HPL / Eagle / Ride/ Proline.

Todas as marcas oferecem várias opções com relação à dureza dos pneus, a melhor forma de escolher o pneu certo, é fazer o teste com várias
combinações até você achar aquela que mais atende ao seu estilo e características da corrida.

Embora cada piloto possa ter uma escolha própria, existe uma receita um pouco mais padrão que seria: - pneu com offset maior na traseira - pneu mais macio na traseira roda mais larga na traseira

RODA

A escolha da roda também é muito importante. Cada pneu tem a roda específica não use por exemplo, a roda de 26 mm com pneu de 24 mm, o correto é: roda de 26 mm com pneu de26mm.
Algumas rodas apresentam uma característica que o Offset de lguns mm, este detalhe traz o pneu mais para fora dando mais estabilidade ao carro.O offset da roda traseira deve ser sempre maior que o da dianteira ou todos os offset iguais nas 4 rodas, caso contrário o carro ficará instável. A roda Yokomo é muito boa, é feita em plástico duro, não deforma com o movimento, mas com uma pancada muito forte pode quebrar.

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A roda Kawada é de nylon bem mais macia, não quebra mas, pode deformar, considerando que o carro foi feito para andar e não para bater este detalhe ficam em segundo plano.
Existem boas marcas de rodas: Kawada / Yokomo / RPM / Proline.

           MONTAGEM

A cola ideal para a colocação da espuma, é a de contato ou cola de sapateiro, a de cianoacrilato pode endurecer o local onde foi colado se for utilizado uma quantidade maior de cola, neste caso poderá surgir na roda um calombo por isto a cola mais indicada é cola de contato.

Quando colar a espuma devemos ter o cuidado de não pressionar demais evitando a formação de um caroço. A espuma faz no pneu do RC o efeito que o ar faz no pneu de verdade.

Também existem vários tipos de espuma que você deverá testar para saber qual a que você prefere, para melhor atender o seu objetivo e o seu estilo de pilotar.

A espuma quando colocada dentro do pneu deverá estar muito bem colada, não poderá descolar uma parte da outra, caso contrário sua roda ficará com defeito.

A roda deve estar limpa e tenha cuidado para a espuma não sair do lugar na hora da montagem.

A colagem do pneu na roda deve ser feita em todo o seu contorno, pode acontecer que após a primeira volta alguns pontos do pneu se solte da roda, neste caso você deverá passar cola novamente.

É muito importante que o pneu fique total e perfeitamente colado na roda. A cola mais indicada neste caso é a do tipo cola rápida a base de cianoacrilato.

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