TIPOS DE CARREGADOR
De uma maneira geral, podemosdizer que, existem dois tipos de carregadores para as baterias.
O primeiro é o que simplesmente manda carga para a bateria. Pode ser acionado por um timer ou ligado e desligado pelo próprio operador. Este tipo enquanto estiver ligado estará enviando carga para a bateria.
Podemos dizer que quando a bateria estiver um pouco aquecida significa que já esta carregada. Visto que este carregador não possui qualquer controle sobre a carga fornecida nem apresenta nenhum tipo de informação sobre as condições da bateria.
Detalhe Importante:
Como este tipo de carregador não possui nenhum sistema de controle da carga sobre a bateria, é necessário verificar constantemente a bateria para evitar aquecimento excessivo. Cada vez que você permitir um superaquecimento estará diminuindo a vida útil de sua bateria.
Usando a bateria todos os finais de semana e com os procedimentos técnicos adequados, a sua vida útil será de dois anos.
Vantagem deste tipo de carregador: Funcionamento muito simples, corrente de carga constante de 4.A, funcionaa 110 ou 12 volts.
O segundo tipo de carregador é com detecção de pico de carga, é o mais utilizado que controla a corrente fornecida à bateria. Este tipo de carregador é chamado de inteligente, fornece entre 3 e 4 A de carga e quando a bateria está em plena carga o sistema de controle do carregador desliga automaticamente. Outra característica normalmente encontrada nestes carregadores é de que qualquer defeito na bateria o carregador não carrega.
TIPOS DE BATERIA
Os carros elétricos de corridas, usam um padrão mundialmente adotado de 6 células de 1,2 V , ligadas em série que dão uma tensão total de 7,2V.
As baterias são montadas em um conjunto de seis células, que formam um conjunto ou Peck. Este conjunto é preparado pelas fábricas Triniti ou Orion, que compram muitas células da Panassonic ou Sanyo de 2000 A e preparam essas baterias para ficar com seis células exatamente iguais do ponto de vista de suas características elétricas.
Na verdade a Trinit e a Orion fazem é uma seleção muito precisa pois eles identificam as melhores células e agrupam aquelas que possuem idênticas características elétricas, resultando com isto, baterias com maior corrente de descarga, e com um maior tempo de bateria.
Esta preparação é chamada de metiação, ou seja, igualar a carga, corrente elétrica, tensão e tempo de duração, tentam fazer tudo igualzinho para montar o Peck de seis. Esse peck consegue fornecer uma descarga média de 30 A, com picos de mais de 100 A.
O outro tipo de baterias são as não metiadas , que não sofrem essa preparação e por isso, são de menor custo.
Atualmente as baterias mais usadas são as de 2.000A. Existem as de 1.400, 1.500 e l.700A. As baterias de 1.400 e l.500A são as de menor custo disponíveis no mercado porém, não são indicadas para corrida.
O preço das baterias variam de R$ 35,00 a R$ 150,00.
CUIDADOS COM A BATERIA
As baterias mais fortes (metiadas) você pode recarregar com uma taxa de 3 a 6.A/h, para prolongar ao máximo a vida útil da bateria, normalmente se utiliza uma corrente de recarga de 4.A tanto para as baterias metiadas ou não.
Quando você carrega a sua bateria com uma corrente de recarga maior , você poderá utilizar uma corrente de descarga também maior na hora da corrida, porém diminuindo um pouco a sua vida útil e, no caso contrário ou seja, carregando a sua bateria com uma corrente menor você terá também uma corrente de descarga menor mas terá uma vida útil maior pau sua bateria. A forma de carregar as baterias depende do objetivo, veja a tabela abaixo:
COMO ESTARÁ O SEU CARRO DURANTE A CORRIDA?
Você pode conhecer bem o comportamento do seu carro com relação à bateria, se utilizar sempre um mesmo critério de carga para o seu pack. Quando você carrega a bateria sempre com a mesma carga e sempre consumindo-a quase que totalmente, você poderá saber com boa precisão quanto tempo a sua bateria irá durar durante uma corrida, isto muitas vezes faz a diferença entre vencer ou ficar em segundo lugar. Se você utilizar sempre o mesmo critério de recarga terá uma boa precisão na medição do tempo de sua bateria.
NUNCA
Isto mesmo, nunca recarregue uma bateria com meia carga, você tem que descarregá-la totalmente (quase zero), para depois recarregá-la plenamente. Vários modelos de carregadores inteligentes cuidam de primeiro descarregar as baterias para depois iniciar o processo de recarga.
Para descarregar a bateria pode utilizar lâmpadas ou pôr meio de resistência. Carregue a bateria na hora da corrida As baterias devem ser guardadas sem carga. Por exemplo:
Se a corrida é as dez da manhã, chegue na pista às oito para carregar as quatro baterias, cada bateria leva em média 25 minutos para carregar.
O peck descarregado dá de 2 a 4 V, quando ligado no descarregador depois de desligado volta para os 7 V.
SPEED
São resistências que ficam entre a bateria e o motor, de acordo com a posição do contato.
Desvantagens dos Speeds Mecânicos:
É uma resistência ligada à bateria, roubando carga. Tem três pontos de aceleração. O primeiro, o segundo e o máximo. Geralmente tem reversão imediata, o famoso tranco, causando problemas para o motor, coletor, escovas e suspensão.
SPEED ELETRÔNICO
Apresentam uma projeção de O a 100 % de aceleração e podem ou não ter ré. Quando é acionada a ré, o Speed não aciona imediatamente a ré, primeiro reduz a velocidade do motor até a sua parada total para depois dar a ré.
A escolha de um speed eletrônico vai de acordo com o tipo de carro utilizado. Os speeds mais sofisticados e também os mais caros agüentam todo tipo de motor. Motores mais potentes( 12 duplo/13 duplo, vide matéria Brasil Modetismo No.2) recomenda-se speeds melhores com controle de torque e setup com memória.
O speed eletrônico é a capacidade de transmissão de corrente para o motor controlada eletronicamente.
A regulagem do speed eletrônico depende de cada carro.
Os preços dos speeds variam de R$ 130,00 a R$ 170,00.
Obs : Para se comprar um bom speed, o melhor é escolher uma marca conhecida e se informar com pessoas habilitadas.
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