Noções básicas p/ Novatos


PARA SUA SEGURANÇA:
  • Cuidado para o motor não estar todo acelerado ao dar partida (cuidado com as rodas)
  • O combustível é tóxico. Não ingerir. Pode provocar a morte.
  • Cuidado com o combustível nos olhos. Em contato com a córnea pode cegar. Aliás, dependendo da quantidade e tempo do contato ele cega realmente
  • Não pilote onde o público não tenha proteção

                                                                           
Idéias Gerais
O automodelismo radiocontrolado é um esporte empolgante. É fascinante a velocidade a que chegam esses pequenos carros. Alguns chegam a impressionante velocidade de 130 km/h. Enquanto que o aeromodelismo é mais contemplativo, o automodelismo é mais competitivo. A preparação do chassis, do motor, a escolha dos pneus, dos acessórios, o ajuste do carro, tudo tem por fim fazer com que o carro ande mais e, por consequência, ande na ponta. As provas são disputadas com
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muita emoção por parte dos participantes, competidores, mecânicos e público. Quando se pilota um automodelo a sensação que se tem é de estar pilotando um auto de verdade. Mas com uma grande vantagem: vc não corre riscos. No transmissor o piloto tem o controle do acelerador, do freio e da direção. Alguns automodelos possuem também chave de ignição no transmissor. As marchas são trocadas automaticamente. É um esporte praticado por crianças e adultos.
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Se na sua cidade ainda não existe um grupo de automodelismo - e o automodelismo é um esporte para ser praticado preferencialmente em grupo - tenha plena certeza que se você adquirir um automodelo e iniciar a pilotá-lo em um local público (tipo estacionamento de um supermercado, de um prédio público, em uma praça), em pouco tempo, vc estará acompanhado de um grupo de automodelistas.  

Existem Campeonatos Estaduais de Automodelismo (em alguns Estados) e há também o Campeonato Brasileiro de Automodelismo. Tanto ON quanto OFF ROAD.  Mas se você está se iniciando não se preocupe com esse tipo de coisa. Você vai se iniciar nos PEGAS,  ou seja, você e mais alguns automodelistas vão se reunir nos finais de semana em uma pista e vão realizar pequenas provas, umas mais organizadas outras menos (simples Pegas). É importante que este grupo faça a adesão a UM determinado tipo de auto. Ou seja, ou todo pessoal adere ao off road ou ao on road (recomendamos a adesão ao on road, por ser mais fácil de divulgar e por ter custos de aquisição e  manutenção menores). Aderindo ao on road sugerimos a opção pelos autos escala 1/10, motores .12 a .15. Optar pelos autos da marca Duratrax é uma excelente escolha (ler abaixo sobre esses autos que são os autos por nós recomendados). Outra grande vantagem de o grupo aderir a um modelo determinado é que as peças ficarão mais fáceis de serem encontradas, ou através de simples trocas entre os participantes ou com a adesão do lojista local àquele modelo específico.
Se sua Cidade não possui ainda um grupo de automodelistas que se reúne nos finais de semana conte com todo nosso apoio para auxiliarmos no que pudermos para a criação e organização deste grupo.


Modalidades e equipamentos
Os automodelos são elétricos ou a combustão. On road ou off road.
Clique aqui para conhecer a famosa pista Cebolão, localizada na cidade do Rio de Janeiro na Barra. A área foi cedida pela Prefeitura do Rio. Esses cariocas não merecem os nossos Parabéns!!!
Os automodelos elétricos são movidos a energia elétrica concentrada em um bateria. Fazem pouco barulho e sujam pouco. Esse automodelista deve ter sempre junto mais de uma bateria, pois que duram em torno de 15 minutos cada e também um carregador rápido capaz de carregar a bateria do automodelo na bateria 12 volts do automóvel.  
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Face a nosso temperamento latino, os automodelos mais difundidos no Brasil são os movidos a combustão. Fazem barulho, soltam fumaça e costumam correr mais. São mais reais. Além do auto e do rádio, o automodelista necessita de combustível e bateria ni start (bateria de partida). O combustível é uma mistura de álcool metílico, óleo de rícino e nitrometano. É comprado pronto nas lojas de modelismo. Mas se sua cidade  não possui uma loja de modelismo dirija-se à Química mais próxima e compre 4 partes de álcool metílico e 1 parte de óleo de rícino. Misture e está pronto o combustível.  A bateria ni start é uma pequena bateria que é colocada na vela do motor para deixá-la incandescente na hora de dar a partida. Logo que o motor pega vc tira a bateria ni start da vela que  ela se mantém incandescente só com as explosões do motor.

Rádio

Quanto ao rádio, os dois mais usados são o os Futaba,  Hitec  e Kyosho. Ele possui acoplado no transmissor uma direção e um gatilho, com o qual se acelera e se freia.  Outras marcas não possuem peças no mercado.

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Cada rádio possui uma determinada frequência. Existem 40 frequências diferentes destinadas ao automodelismo radiocontrolado. Ao chegar na pista vc deve indagar se alguém está com rádio da mesma frequência que a sua. Se houver alguém com a mesma frequência vcs devem se combinar: quando um pilota o outro não liga o rádio. Vc pode contornar esse problema levando sempre um par de cristais sobressalentes para a pista (é o cristal que determina a frequência, um deles vai no receptor dentro do carro e outro no transmissor). O par de cristal pode ser fácil e rapidamente trocado.
Quando vc compra um rádio, o que vc compra é um transmissor com comandos de acelerador, freio e direção, um receptor, um par de cristais e uma caixinha para colocar pilhas as quais alimentarão o receptor.  
Uma medida inteligente é em vez de utilizar pilhas comuns, é comprar uma bateria de níquel cadmio utilizada em aeromodelismo chamada "bateria do receptor" pois que essa bateria é recarregável. Compre o carregador junto.
Pois é... basicamente é isso. Para praticar automodelismo R/C vc precisa de um automodelo com motor, de um rádio, da bateria ni start e de combustível. O resto, acessórios, ferramentas, etc e tal, vem depois. Para iniciar, tudo isso é dispensável. No caso de opção pelo automodelo elétrico, em vez do combustível e da bateria ni start, vc precisará de pelo menos duas baterias e de um carregador de bateria para ser ligado na bateria do automóvel (ou vc vai se deslocar até em casa para ligar na tomada 110/220 volts toda vez que o automodelo perder a carga?!)
Em tempo, mais um detalhe, se o carro for a combustão prefira que ele venha com recoil. Não sabe o que é recoil? É uma "manivela" com a qual se puxa a cordinha para o motor pegar, parecido com aquele sistema que se utiliza para fazer pegar motor de lancha. Se ele vier sem recoil vc terá mais gastos, pois necessitará de um aparelho chamado starter (diferente de ni start que é a bateria de partida), o qual tem por função fazer o motor girar para poder dar a partida.



A escolha do carro

Somos adeptos de iniciar pelo que é barato. Mas há um mínimo. O mínimo é o Bom. Portanto, se deve iniciar por aquilo que está na faixa do Bom mais barato. Por que? Por uma razão bem simples: você pode vir a descobrir que automodelismo não é aquilo que vc imaginava e neste caso não terá tido muito gasto. Deixe para investir depois que você tiver certeza que o automodelismo é a sua praia.


Automodelo Evader BX

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