Mostra de modelismo no Japao


Shizuoka é considerada uma das mais belas cidades do Japão, localizada perto do grandioso Monte Fuji é também a capital do modelismo, tradicionalmente a feira de Shizuoka é a mais importante no mercado japonês de modelismo.
Boa parte desta importância se deve a Tamiya que surgiu e tem até hoje Shizuoka como a sua cidade.
O evento ocorreu nos dias 20 e 21 de maio do mês de maio, no pavilhão de exposições Twin Messe.
Nos dois dias reservados ao público estimou-se a presença de aproximadamente 50.000 pessoas, empresas grandes como a Kyosho e Tamiya montaram pistas de demonstração com show de helimodelos e automodelos, a distribuição de catálogos foi feita a vontade e os expositores não economizavam informações sobre os produtos.
Aqui no Japão esse tipo de evento aposta mais no público pois se trata de uma boa oportunidade de mostrar novos produtos tanto que a divulgação é um tanto restrita ou seja, quem vai lá é quem entende e gosta de modelismo mas, como era de se esperar muitos acabaram confundindo as coisas e a presença de crianças tornou um transtorno, tanto que algumas demonstrações de helimodelos foram suspensas.
Mas problemas a parte, o que importou foram as fotos do evento uma boa oportunidade para os amigos modelistas no Brasil conhecerem um pouco do modelismo no Japão sem sair de casa. 
  
                                      shizuoka.gif (131812 bytes)

                                                                39th Shizuoka Hobby Show

                                  Sanwa.jpg (77040 bytes)
                                                                                File: Sanwa .jpg



Hobby como se sabe, tem de vários tipos. O detalhe mais interessante para nós brasileiros é que aqui colecionar réplicas de armamentos é uma prática muito popularizada. Isto ocorre pelo fato de que o porte de armas de fogo é terminantemente proibido a população.
Uma das maiores empresas do setor é a Tokyo Marui que é a licenciada de várias marcas internacionais de armamentos, a produção é exclusiva para o mercado japonês  e as exportações são limitadas, veja por que:

                                        armas1.gif (82597 bytes)

As réplicas possuem o corpo principal em aço revestido por chumbo, o peso é calculado tem que ser o mesmo da arma real, o sistema de tiro também é interessante, consiste num motor elétrico de alta rotação alimentado por uma bateria de 8,2volts, os projéteis são pequenas esferas de plástico, disparadas em rajadas conseguem estourar uma garrafa de vidro,    


                                 armas2.gif (74019 bytes)
                                                                             Detalhe de uma Uzi

Plasti-1.jpg (32423 bytes)

                                                     
A Kyosho marcou presença com o lançamento das novas versões dos seus carros off-road, o Inferno ganhou a sua  nova versão 1/10 chamada de TR-15 que utiliza o motor 15 do Super Ten, a versão 1/8 top de linha é chamada de MP-7.5, as principais mudanças foram; novo chassi, tanque, braço de suspensão e compartimento blindado para receptor e bateria.
Na parte de elétricos os tradicionais Lazer e Ultima tiveram a sua estrutura alterada com destaque para o novo chassi de carbono.
Estava no estande o primeiro Fantom 2001 a ganhar o campeonato regional de Tokyo, uma prova que os Mugen e Serpent talvez tenham um novo concorrente a altura.

                             
                                                
A Tamiya lançou o seu novo carro 1/8 a explosão com motor 15, o TGR veio para substituir o antigo TGX, este último pouco conhecido no Brasil. A empresa não soube informar quando o TGR vai ser exportado, a foto deste carro é exclusiva. Seu lançamento está previsto para julho. Nos testes preliminares o TGR escala 1/8 teve melhor desempenho que o novo Super-Ten da Kyosho escala 1/10. O segredo talvez seja o motor, uma versão exclusiva feita em parceria com a Nova-Rossi, em relação a isso, é tudo hipótese pois a Tamiya se nega a dar maiores informações sobre o motor.

                             
                                                                  
Outro lançamento que promete agitar o mercado é o TB-01 o novo carro turismo da Tamiya, tem tração 4x4 por cardã, de acordo com a Tamiya o sistema de tração desse carro é muito preciso oferecendo respostas imediatas como se fosse por correia, é ver para crer.        
        




  Novos carros off road, Lazer ZX-S e Ultima RB




Novissímo Inferno 7,5 international


Carros Ften alpha(elétricos).
De acordo com o pessoal do estande da Kyosho, estes carrinhos só serão
exportados a partir do final do ano.



Inferno TR15 escala 1/10 usa motor 15 (o mesmo do Super Ten)

Na parte de plasti. vários lançamentos: o destaque vai para a nova F-50(lindíssima) com carroceria de acrílico transparente, que permite visualizar as partes internas dessa verdadeira obra de arte.     
         
                               
                                                            
A Futaba dividiu o mesmo estande com a O.S. Lá os modelistas testavam o novo rádio T9ZAP em simuladores. Este rádio não sofreu modificações externas e o principal destaque são as novas funções integradas tais como suporte para o motor max 140rx-fi    e os novos giroscópios AVCS502 e 601, Quem tiver estes equipamentos pode fazer os ajustes via rádio.

                            
                                                      
Na parte de servos, a Futaba está apostando nos novos servos digitais que passam a acompanhar alguns kits. A vantagem desse tipo de sistema é a precisão e economia de consumo elétrico. Para quem pratica aeromodelismo este tipo de servo é bem vindo pois como o funcionamento é bem estável em caso de sinal truncado o servo não fica fora de controle.
                                   
                                                         
                                        
Para quem pratica automodelismo tem os novos speeds fet mc330cr e mc230cr o primeiro tem pico de 200a e suporta motores a partir de 13 voltas o outro tem 90a e suporta motores de 20 voltas, ambos possuem reverso.
                      

                                
A O.S. lançou novos motores para aero e heli e 12 para auto, neste o destaque é o carburador gaveta.
                  
                                      
                                                               


                             
                   
A Hirobo fez uma bela exposição de seus helicópteros e aeromodelos, a estrela da casa foram os  acrobáticos extra 300 e sukkoi 21m e o helicóptero trainer equipado com motor 30 e trem de pouso com contrapeso de esferas.
           

 

File: Hirobo-3 .jpg
    
A JR propo montou uma arena de demonstração, nela os pilotos realizavam belas manobras como voar de dorso e de ré, o problema é que as crianças não respeitavam a área de segurança e o vôo de helicópteros 61 foi suspenso.
                                           
                                                                             
Show foi o que não faltou, a Kyosho e a Tamiya montaram pequenas pistas para autos 1/10 e 1/12 e promoviam pequenas corridas dando de prêmios bonés e camisetas, uma importadora montou uma pista em U nela os autos realizavam manobras radicais.
                                     
                                                                     
Infelizmente a Mugen, Serpent, Hobbico e X-Cell não compareceram, fora isso a parte de nautimodelismo praticamente só foi representada pela Kyosho.
De qualquer forma o que valeu foi a oportunidade de conhecer os lançamentos, mesmo que alguns jamais cheguem ao Brasil os modelistas brasileiros já os conhecem e  se tiverem oportunidade com certeza saberão fazer boas aquisições no futuro.
Bom divertimento a todos!!!
                                                                            

0 comentários:

Postar um comentário

 
Dicas de Automodelo-Truques,Dicas,Sugestões,Novidades © 2012 | Criado Por TNT, Direitos e creditos reservados ,Cópia Proibida!