Suspensão


 
Suspensão.
Antes de falar sobre este assunto vamos analisar o que acontece com o carrinho enquanto você o controla.
Quando você acelera o carrinho, a frente levanta e a traseira abaixa, isto ocorre devido a inércia e o torque inicial para o deslocamento, parte do peso do carrinho vai para as rodas traseiras, e a carga da suspensão fica maior na parte de trás.
Na curva, existe a força centrífuga (o carro vai para o lado aberto) só que também devemos considerar a aceleração do carrinho (o carro empina para frente) ou seja; o carrinho inclina enquanto faz a curva, numa curva a direita o carrinho inclina para esquerda, a roda dianteira(direita) fica leve e a roda traseira(esquerda) fica pesada e vice versa.
Para regular a suspensão de forma perfeita é necessário que todas as rodas tenham o melhor contato possível no solo com o carrinho sob inclinação.
Amortecedor firme, o carrinho inclina menos, faz as curvas mais abertas e um pouco mais rápido mas tem um porém; o carrinho tende a derrapar mais fácil, pula mais e dificulta a precisão das manobras.
Amortecedor macio, o carrinho inclina mais faz as curvas mais fechadas, pula menos permitindo melhor controle, mas se inclinar muito, pode jogar de lado durante ou depois da curva(rabear).
Mola dura, ajuda a controlar a inclinação dando maior estabilidade, dependendo da pista o carrinho pula mais, dificultando a precisão das manobras, lembre-se que quanto menor o carrinho mais ele sente a irregularidade do trajeto.
Mola suave, permite melhor absorção de impactos, melhorando a condução do carrinho, mas a inclinação é maior, dificultando a realização de curvas em alta velocidade.
A maioria dos modelos vem com barra anti-rolagem(barra estabilizadora), é um braço de metal em forma de " U " que une os dois lados da suspensão, quando um lado levanta, o outro é forçado a fazer o mesmo.
Este mecanismo ajuda a controlar a inclinação durante as curvas e deve sempre estar bem alinhado, se o seu carrinho não o possui, compre como opcional(se tiver) ou tente fazer um, tomando cuidado para não estragar as peças e o funcionamento da suspensão.
Ao ajustar a sua suspensão tenha sempre em mente, que é necessário controlar a inclinação do carrinho.
Quanto mais firme, melhor estabilidade, pior dirigibilidade.
Quanto mais macia, pior estabilidade, melhor dirigibilidade.

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