Automodelismo-Prólogo e evolução

 
AUTOMODELISMO - PRÓLOGO E EVOLUÇÃO


O automóvel ocupa um lugar-chave na vida do homem contemporâneo tanto que ele se torne, por si mesmo, alvo da "affection" e do entusiasmo, e é indispensável no modelismo. Este, em sua variedade estática, pode ser considerado liderado pela coleção de réplicas de automóveis, especialmente abundantes na escala 1/43, ou então por outra variedade dinâmica como é o automodelismo em pistas elétricas (slot, como é amplamente conhecido), além disso, o automodelo dirigido por rádio é o que mais se aproxima da realidade. Esta modalidade teve enorme crescimento durante as décadas de setenta e oitenta, graças entre outras coisas, a disponibilidade a baixo preço dos equipamentos de rádio controle. Para esse incremento contribuíram também os avanços tecnológicos, como o aparecimento e melhora dos acumuladores de níquel-cádmio e a evolução dos diagramas dos motores elétricos e de combustão. Em poucas palavras, a evolução do automodelismo de rádio controle tem sido paralela em muitos aspectos à implantação da denominada, com muita justiça "civilização do ócio" Os mais antigos modelos de rádio controle datam da década de sessenta, coincidindo com o aparecimento dos rádios digitais proporcionais, ou seja, que permitem o funcionamento proporcional ao deslocamento da alavanca do transmissor. A oferta de chassis se diversificou rapidamente. Marcas como RA-CAR, HEATHKIT, DINAMIC, KYOSHO e muitas outras hoje desaparecidas, ofereceram produtos cuja sofisticação em alguns casos eram verdadeiramente notável. Claro, não se contava naqueles anos com motores próprios para automodelos, reduzindo-se a escolha ao Super Tigre, Enya, Veco, e OS Max entre outros 3.5cc em versões" ACRO" adaptados com mais ou menos êxito.

Neste aspecto, o panorama tem variado progressivamente, até dispor-se hoje de motores daquela cilindrada, capaz de desenvolver quase 2 Cv dotados de invejável confiabilidade. Além do mais não se trata de adaptações circunstanciais, e sim, todos os fabricantes oferecem versões específicas para a sua utilização em automodelos com rendimento e aproveitamento da potência adequados aos fins que se pretenda.

O equipamento de rádio também se aperfeiçoou e se adaptou a tal ponto que hoje é indispensável utilizar rádios e material auxiliar desenhados exclusivamente para carros, sem falar das miniaturas dos equipamentos, cujos tamanhos eram até impensáveis há alguns anos. O automodelo de propulsão elétrica data dos primeiros anos da década de setenta, coincidindo com o aparecimento dos acumuladores de níquel-cadmio capazes de receber carga com rapidez. Hoje é a modalidade com maior êxito mundial em termos de volume de vendas e de variedade de oferta no mercado. O panorama hoje não pode ser mais variado e atraente, tanto que basta escolher a modalidade que mais o convenha e depois é só divertir-se, pisando fundo, sem riscos, colocando em ação este Fangio, Fittipaldi ou Senna que muitos de nós guardamos dentro de nos, de acordo com a geração a que pertençamos.

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