Preparação de motores RC

TAMPA DO CARTER
prepmot A tampa do Carter também é parte prioritária na preparação de um motor, pois ela e responsável em liberar de forma mais suave a mistura que entra na janela de admissão que fica posicionada logo acima nas laterais do bloco do motor. Este trabalho serve para DIRECIONAR o combustível direto aos dutos feitos na lateral das janelas de Admissão na camisa.

ESPOLETAS OU CÂMARA DE ESPLOSÃO
prepmot01 A Espoleta tem papel fundamental na melhoria do sistema de explosão de um motor. Neste caso foi feito um torneamento na parte superior da espoleta para diminuir sua espessura e com esse trabalho alcançarmos os seguintes benefícios.
01 – DIMINUIMOS O CG DO MOTOR.
02 – DIMINUIMOS A TEMPERATURA EM 9 GRAUS SEM MEXER EM AGULAS OU VELA.
CABEÇOTE ANODIZADO
prepmot02 Anodizacão: Feita para diferenciar dos cabeçotes tradicionais com gravação manual, dando um toque todo artesanal ao motor.
Assim como na espoleta esse cabeçote tem seu CG rebaixado, para dar maior proximidade com o bloco do motor e assim dissipar melhor a temperatura. O polimento feito em sua base ajuda muito para que a massa de calor seja transferida para o cabeçote com maior velocidade evitando picos e instabilidade de temperatura.
CAMISA COM DUTOS DE ADMISSAO
prepmot03 Camisa com dutos de admissão para melhorar o fluxo interno do motor. Proporciona otimização da mistura que ajuda a conduzi-la de forma mais rápida para o interior da camisa. Sempre que conseguirmos ajudar na indução de mistura, o motor fará menos forca para que o combustível seja induzido até o interior do motor e com isso consegue-se uma potência extra, isso ajuda muito na alta onde o combustível tem acesso rápido e mais livre ao motor.
GIRA BREQUIM OU EIXO MANIVELA
prepmot04 O gira tem uma importância fundamental seja em motores Standart ou Preparados, pois ele é responsável em captar a mistura ar-combustível e direcioná-la ao interior do motor. Geralmente os giras saem de fábrica com alto ponto de vibração e sem acabamento FINO ou seja, ele vem sem polimento algum e com alta rugosidade, isso contribui para formação de crostas de óleo, que se alojam na peca deixando-a cada vez mais áspera e com isso dificultando a passagem da mistura. Com polimento interno suas paredes passam a oferecer menos atrito ao combustível deixando assim sua passagem mais rápida. O Metanol tem uma volatilidade muito alta e quanto mais rápido e frio ele chegar a câmara de explosão do motor mais eficiente será sua queima. Retirando a rugosidade do gira evitamos vários problemas e passamos a ter um ganho na queima interna.
Fazemos também o alívio do eixo de manivela (gira) para obtermos maior resultado final ou seja quanto menor o peso do gira, menor será a inércia, perde-se TORQUE de baixa mas ganha-se muito em alta, isso se faz de acordo com a pista onde cada piloto anda.
Após o alívio do eixo, o mesmo é testado em bancada de Balanceamento Dinâmico (a mesma onde e feito a retifica de turbinas) nessa bancada retiramos o máximo de vibração que o eixo possa estar produzindo, para se ter uma idéia de vibração um eixo original tem em torno de 8,5 graus de vibração, após os testes de bancada o mesmo eixo passa a ter em media de 0,9 a 1,4 de vibração, ou seja a diferença cai muito.
APLICACAO DE SILICONE NO GIRA
prepmot05 Continuando a falar sobre o gira, bem sabemos que todo polimento com o tempo tende ir perdendo seu brilho e com isso deixando a peça fosca.
Com a aplicação de silicone evitamos que isso aconteça e também temos um rendimento bem diferente do motor já em baixas rotações.
Ao acelerar o motor após o silicone, notamos que seu giro sobe com mais facilidade, porque o silicone posicionado de forma a direcionar melhor a entrada da mistura faz com que a mesma seja sugada com maior velocidade.
BREVE RESUMO
prepmot06 Bem pessoal sempre que se fala em preparação de motores logo se diz ganha-se em potência e perde-se em durabilidade. Essa é uma tese que eu não discuto, mas não concordo muito não. Tudo quebra até motor original, tudo depende de uma boa carburação, manutenção e vários outros fatores.
Tudo o que pudermos fazer para melhorar a queima e admissão será revertida em melhor potência, ou seja, a cada melhoria feita no motor seja ele de R/C ou carro 1/1 ganha-se em determinada faixa de potência, não existe milagre CAVALO ANDA CAVALO COME hehehehehe.
Antes de preparar um motor deve-se primeiro perguntar:
01 – Que tipo de pista vou usá-lo?
02 – Saberei depois de pronto carburá-lo?
03 – Após o trabalho precisarei tomar certos cuidados que antes não tomava.
Vale ressaltar que um motor preparado não tem mais referência alguma de como estava carburado antes. Muda toda a carburação e às vezes é nescessário até mesmo mudar TAXA, VELA, PIPA, RELAÇÃO, etc…
O grande problema de se preparar um motor é que depois o piloto que vai andar nem sempre consegue uma boa regulagem do motor e com isso vêm as quebras, altas temperaturas e até mesmo perda de potência.
Muitas vezes um motor preparado nas mãos de um piloto inexperiente, não chega a render tudo o que pode e daí surgem comentários como.
"MOTOR PREPARADO NÃO ANDA"
"VIU FALEI QUE NÃO AGUENTAVA"
"É FICOU BONITO, MAS NÃO ANDA NADA"
Se pegarmos um motor standart e socar 30% de nitro ele vai andar mais que um motor preparado com 16% de nitro porque a proporção de nitro é bem maior que a proporção de ganho de potência num motor preparado.
Bem é isso. Espero que todos tenham gostado.

5 comentários:

  1. Georje eric disse...:

    Mas quais as medidas que deve ser torneadas as peças ? Pra eu tentar fazer meu número e 11972210210 se puder me explicar melhor eu agradeço

  1. Georje eric disse...:

    Se der pra me chamar no zapp

  1. Georje eric disse...:

    Se der pra me chamar no zapp

  1. Georje eric disse...:

    Mas quais as medidas que deve ser torneadas as peças ? Pra eu tentar fazer meu número e 11972210210 se puder me explicar melhor eu agradeço

  1. Georje eric disse...:

    Mas quais as medidas que deve ser torneadas as peças ? Pra eu tentar fazer meu número e 11972210210 se puder me explicar melhor eu agradeço

Postar um comentário

 
Dicas de Automodelo-Truques,Dicas,Sugestões,Novidades © 2012 | Criado Por TNT, Direitos e creditos reservados ,Cópia Proibida!