O que é Automodelismo?

 
 
É a réplica de um automóvel em escala menor, controlado por ondas de rádio.
As escalas mais conhecidas são 1/12, 1/10 e 1/8, embora os modelos 1/6 e 1/5,
apesar de conhecidos também,  são bem menos utilizados. Pela ordem os modelos 1/12,
são menores que os modelos da escala 1/5.
              
       
                       
Os motores podem ser elétricos ou à combustão e cabe ao iniciante escolher qual seria a melhor opção. Os carros com motores elétricos são silenciosos, não fazem muita sujeira, dependendo do espaço podem até andar dentro de casa. Os carros com motores à combustão são os mais procurados, se tiver um câmbio com duas velocidades então, é aí que a emoção vai rolar. O inconveniente é que fazem um pouco de barulho, soltam um pouco de óleo pelo escapamento e precisam de um bom espaço, pois a maioria não possuem marcha à ré.
As velocidades para os dois casos são compatíveis, podem andar em altíssimas velocidades, desde que escolhidos  carro e motor adequados.

 

Baterias e carregadores:

 
As baterias mais comuns são com voltagens entre 7,2Volts e 11,1Volts e corrente à partir de 1200mA. Hoje já existem baterias com correntes superiores a 5000mA. Nos modelos onde o motor não é muito forte, uma bateria de 5000mA terá uma autonomia bem maior que uma bateria de 1200mA. Já com motores mais potentes, uma bateria de menor corrente não teria condições de fornecer a potência que esse motor precisa. No mercado existem vários tipos de baterias, algumas precisam de cuidados especiais e carregadores específicos, não cabe aqui entrarmos em detalhes sobre isso, o assunto muito é longo e complexo.
Os carregadores de baterias:
Assim como as baterias, os carregadores também requerem um cuidado especial na escolha, pois para cada tipo de bateria há um carregador específico, uns carregam num tempo mais prolongado outros num tempo que podemos determinar, obedecendo sempre às características da bateria.


Combustível:

O combustível utilizado nos automodelos à combustão é um composto à base de álcool, óleo de rícino ou sintético e nitrometano, encontrado com facilidade em qualquer loja do ramo.
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Salvo algumas excessões, somente os carros na escala 1/5 e 1/6  é que utilizam gasolina com uma pequena concentração de óleo dois tempos desses utilizados em  moto.
               
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 Suspensão:

Na suspensão regula-se altura, pressão de molas, densidade do óleo dos amortecedores, cambagem, caster e convergências, pode-se também modificar o trabalho dos diferenciais utilizando-se óleos ou graxas com diferentes densidades.

Bolhas:

Trocando-se a bolha, troca-se a cara, seu automodelo poderá ser um Fusca, uma Ferrari, uma Pik-up, um Audi, uma Mercedes, em fim, existem vários tipos de bolhas no mercado, onde algumas são adquiridas já pintadas e outras são adquiridas transparentes para que possamos pinta-las nas cores e com os desenhos que desejarmos.

RÁDIOS:

 
  Os rádios são compostos de: transmissor, receptor, servos, suporte para pilhas e chave liga-desliga.
O transmissor é o controle do seu automodelo, é ele que determina o movimento do carro na pista.
São muitos os modelos, uns com dois canais outros com três, uns com mais recursos e outros mais simples. O terceiro canal é mais utilizado nos automodelos nas escalas 1/5 e 1/6 para ajudar no esterçamento, ou nos carros menores à combustão que possuam marcha a ré.
O receptor fica instalado no carro, ele recebe as informações do transmissor e as envia para os servos que são os responsáveis em transformar essas informações em movimento, ou seja, o servo irá fazer o motor acelerar, acionará o freio, virará as rodas, tanto para o lado direito, como para o lado esquerdo e acionará, em alguns casos, a marcha a ré.
As pilhas podem ser alcalinas ou recarregáveis, não recomendamos pilhas comuns pois não duram muito tempo.
Os rádios transmitem numa freqüência específica, o que determina essa freqüência são os chamados “cristais”,  (carros com a mesma freqüência não podem andar juntos, à menos que sejam trocados os cristais para uma frequência diferente) eles podem transmitir em AM, FM PCM ou DSM. No caso deste último “DSM” quando ligado, o rádio vasculha por uma freqüência livre, não existem cristais.
Para finalizar a informação sobre rádios, verifique sempre a carga das pilhas, erga sempre a antena antes de sair pilotando, nunca desligue o transmissor com o carro ou o motor em movimento, cuidado com o alcance, como precaução não ultrapasse a 80 metros mesmo com pilhas novas, pois qualquer interferência, poderá fazer seu automodelo sair em disparada e sem controle.
                      
Por fim, é necessário saber qual escolher, existem os on-roads e os  off-roads.
Os on-roads possuem a suspensão baixa, andam muito bem em pisos asfaltados, sem muitas irregularidades. Chegam à atingir velocidades impressionantes, mesmo em curvas.

Os off-roads são mais altos, são desenvolvidos para pisos irregulares como terra ou grama, saltam obstáculos com extrema facilidade.

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