Motores e Carbonização


Motores com perda de potência, marcha lenta irregular, ou corte do mesmo em vôo podem ocorrer por vários fatores. Porém, um item que muito se encaixa a isso é a CARBONIZAÇÃO. É freqüente vermos aeromodelistas exigirem dos seus motores uma potência maior à que ele foi projetado. Com esse intuito, vemos nas pistas o uso de hélices com tamanhos inadequados, combustíveis com falta e/ou excesso de nitro, velas de ignição não recomendadas, carenagens dos modelos com refrigeração deficientes, combustíveis "batizados", agulhas muito fechadas, e tambem motores tentando "arrastar" alguns modelos que estão pesados demais. Esses são alguns itens que devem ser observados em um motor principalmente depois que o mesmo possui um tempo de uso. A carbonização é quase sempre imperceptível porque normalmente a mesma ocorre nas partes internas do motor. Dessa forma, como ela não é vista; sempre procura-se o defeito e quase nunca se encontra. Uma descarbonização nesses casos vem a corrigir por completo todos esses sintomas, fazendo com que o motor passe a trabalhar suave como antes. O carvão impregnado principalmente no pistão, janelas de admissão e escape ( nos motores 2 tempos ) e nas válvulas de admissão e principalmente nas válvulas de escapamento ( no caso dos motores de 4 tempos ) acarretará um superaquecimento no motor e por conseqüência obterá um dos maus resultados acima já citados. Comum também é a presença de sujeira e normalmente vemos uma borra amarelada nas aletas de refrigeração do motor e do escapamento. Essa borra amarelada é o resíduo de combustível caído sobre o mesmo, talvez ocorrido durante um abastecimento e/ou algum vazamento em um item do sistema de alimentação ou escape. Haverá também um aumento expressivo da temperatura, e causará sintomas semelhantes. Para que isso não aconteça é de altíssima recomendação que o aeromodelista siga corretamente as instruções do manual do fabricante daquele motor em questão. Independente de marcas e modelos, os motores trabalham sempre com os mesmo itens citados porem exigem características diferentes. Ou seja: uma vela mesmo sendo " NOVA " pode não ter um excelente desempenho em um modelo de motor, porem trabalhará excepcionalmente bem em outro! Veja atentamente as fotos aqui apresentadas! As fotos abaixo exemplificam uma carbonização de um motor de 4 tempos que apresentava esses sintomas. Por incrível que pareça a outra foto é do mesmo motor que sofreu uma descarbonização adequada. Após esse tratamento o motor voltou a ter o seu desempenho como se fosse novinho em folha! Cuide bem do seu motor! Afinal é ele que garantira boas horas de vôos aliadas a satisfação! Caso voce queira que nós façamos uma manutenção em seu motor, entre em contacto com a gente pelo email abaixo ou ligue 0 XX 31 497 9286.

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